O que fazer com os resíduos descartados pela indústria?

As mudanças climáticas ocasionadas pela interferência do homem na natureza têm refletido diretamente no meio ambiente e, por consequência disso, a sociedade precisou se moldar para poder acompanhar essa evolução.

Com necessidade de adequação cultural, surgem oportunidades de negócios sustentáveis e lucrativos, o reaproveitamento de resíduos é um deles. Mas que seria isso? O reaproveitamento de resíduos nada mais é do que aproveitar os materiais descartados pela indústria e utiliza-los em um novo produto. Muitos confundem o reaproveitamento com a reciclagem, no entanto eles diferem, pois, o resíduo é transformado em algo novo, e na reciclagem, o resíduo é transformado no mesmo produto original.

Para que os resíduos possam ser reutilizados, estes devem ser classificados e caracterizados de acordo com suas características. O reaproveitamento de materiais e a transformação em produtos que irão retornar para a sociedade, irá permitir uma reutilização sem perda significativa da sua qualidade inicial, conforme a Lei da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (12.305/2010) e reduzindo a necessidade de produção e extração de recursos naturais. Produtos como vidro, plástico e metal são alguns exemplos de matérias que podem ser reaproveitados.

O reaproveitamento de resíduos sólidos além de trazer benefícios sociais e sustentáveis que minimizam a poluição causada pelos rejeitos, também é oportunidade de negócios, trazendo um diferencial atrativo perante a concorrência do mercado.

Beatriz Leal Nascimento  – OAB/SC 50.504

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s